Diferenças entre catabolismo e anabolismo: entenda como cada um deles funciona no organismo!

musculação

Se você gosta de fazer bons treinamentos para conseguir aumentar sua massa muscular é importante que você saiba as diferenças entre catabolismo e anabolismo. Esses dois conceitos da fisiologia humana são fundamentais para quem deseja ter ganhos cada vez maiores com os treinamentos.

A seguir eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre a diferença entre esses dois conceitos, assim você poderá tirar todas as suas dúvidas e conseguir alavancar seus resultados.

O que é catabolismo

O catabolismo consiste na quebra das estruturas orgânicas. Esse processo pode acontecer em todo tipo de estrutura, no entanto, é comum que ele aconteça principalmente nas estruturas que geram energia.

O catabolismo consiste em uma fase destrutiva do metabolismo, ou seja, é quando se decompõe moléculas complexas em moléculas menores.

Este procedimento irá liberar energia para o organismo, assim, em seguida esta energia poderá ser usada no processo anabólico.

A digestão é o principal processo catabólico do organismo, pois nela as substâncias consumidas irão se dividir em componentes mais simples.

O que é anabolismo

Já o anabolismo é o contrário do catabolismo, ou seja, ele é a construção de estruturas orgânicas. Estas estruturas podem ser metabólicas, energéticas, ósseas e outras.

É importante dizer que para quem deseja a hipertrofia muscular, o anabolismo é fundamental, pois os músculos microlesionados no treinamento irão ser reconstruídos durante o processo anabólico.

Durante as atividades físicas os exercícios estimulam o anabolismo.

Esse processo de anabolismo está ligado a qualquer estrutura que seja reconstruída ou construída.

Quais as principais diferenças?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esses dois processos deve estar se perguntando quais são as diferenças entre catabolismo e anabolismo e por isso a seguir eu separei as principais diferenças dos procedimentos.

  • Fase

O catabolismo é a fase destrutiva do metabolismo, já o anabolismo é a fase construtiva.

  • Energia

O processo catabólico produz energia, já o processo anabólico consome energia.

  • Exercícios

Nos exercícios, os processos catabólicos queimam gordura e calorias, já os processos anabólicos aumentam a massa muscular.

Hormônios ligados

Os principais hormônios ligados ao catabolismo são a adrenalina, glucagon, citocinas, cortisol e outros. Já os hormônios ligados ao anabolismo são o estrogênio, hormônio do crescimento, insulina, testosterona e etc.

Ocorrência

Os processos também irão se diferir conforme a sua ocorrência, pois os processos catabólicos geralmente ocorrem durante as atividades físicas, já os processos anabólicos ocorrem durante o repouso.

Processo energético

Durante o catabolismo a energia potencial será convertida em energia cinética, já durante o anabolismo ocorre o contrário, a energia cinética é que será convertida em energia potencial.

Exemplos de processos

Agora que você já conhece quais são as diferenças entre catabolismo e anabolismo confira a seguir alguns exemplos de processos que acontecem em cada uma dessas fases.

No catabolismo:

  • Digestão
  • Excreção
  • Respiração celular

No anabolismo

  • Síntese de proteínas
  • Síntese de glicogênio
  • Fotossíntese na planta
  • Assimilação em animal

Ainda ficou alguma dúvida sobre quais são as diferenças entre catabolismo e anabolismo? Deixe um comentário que em seguida responderemos você.

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *