Endometriose: Saiba tudo sobre essa doença!

endometriose

Cuidar da saúde é fundamental para que possamos ter uma boa qualidade de vida e para que possamos prevenir o aparecimento de várias doenças. O corpo da mulher é muito complexo e por isso ela deve ficar atenta a cada detalhe a fim de evitar que tenha algum tipo de doença. Entre as várias doenças que são comuns entre as mulheres uma que pode ser bastante preocupante é a endometriose, pois poderá afetar diretamente na vida da mulher.

Você já ouviu falar na endometriose? Sabe o que é e se tem cura? Se a sua resposta foi não, este artigo é para você, pois é seguir eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre essa doença. Confira!

O que é?

A endometriose é uma doença que se caracteriza pela presença do endométrio fora da cavidade uterina, ou seja, o endométrio está em outros órgãos da pelve, como os ovários, o intestino, a bexiga ou as trompas. Esta doença é muito comum entre as mulheres sendo que ela poderá ocorrer em mulheres de várias idades a partir do período em que ela teve a sua primeira menstruação.

Geralmente a endometriose vem acompanhada de muita dor e por isso poderá afetar significativamente a vida da mulher visto que ela poderá sentir cólicas constantes e muito fortes.

Tem cura?

A mulher que é diagnosticada com endometriose deverá realizar um tratamento a fim de aliviar os sintomas, mas é preciso dizer que este é um problema crônico e que raramente poderá ter uma cura definitiva.

Nos casos mais graves de endometriose é sugerido que a mulher realize procedimentos cirúrgicos, nos demais casos será necessário realizar um tratamento com o uso de medicamentos que poderão ser anti-inflamatórios e analgésicos ou anticoncepcionais.

Intestinal

Endometriose intestinal é quando o endométrio se desenvolve em volta das paredes do intestino assim irá prejudicar o funcionamento deste, podendo causar vários tipos de alterações intestinais e intensa dor abdominal, principalmente na época em que a mulher está menstruada.

Neste tipo de endometriose geralmente é recomendável a cirurgia para reduzir a quantidade de tecido que se encontra no intestino, mas se a doença ainda não tiver se espalhado e não produzir nenhum sintoma poderá ser recomendável apenas remédios hormonais para realizar o tratamento.

No ovário

A endometriose no ovário poderá acontecer de duas formas, uma é através de implantes superficiais pequenos que poderá ser muito semelhante a endometriose pélvica superficial, contudo a mais comum é a endometriose ovariana que consiste em cistos que ocupam parte do ovário e que apresentam as células do endométrio distribuídas em cápsulas.

O diagnóstico deste tipo de endometriose deverá ser feita através de uma avaliação do histórico da paciente e o exame físico ginecológico. Após diagnosticado este tipo de endometriose a mulher deverá realizar um tratamento que poderá ser feito através de medicamentos ou através da cirurgia dependendo de cada caso .

Prejudica engravidar?

Sim, a endometriose é uma doença que irá prejudicar a gravidez, por isso as mulheres que possuem essa doença poderão ficar inférteis e deverão realizar tratamentos a fim de reverter essa situação. Em alguns casos, apenas com medicamentos é possível tratar a endometriose e conseguir engravidar, em outros é necessário a realização de cirurgias.

0 Compart.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *