Espermograma: Quando fazer? Qual a importância? Contamos tudo sobre ele!

exame de espermograma

Saber a quantidade e a qualidade dos espermatozoides é fundamental para que um homem possa saber se ele possui ou não algum problema de infertilidade, e é para isso que existe o espermograma, um exame completo para analisar a saúde dos seus espermatozoides.

Se você deseja saber um pouco mais sobre o espermograma, esse artigo é para você, continue conosco e confira tudo sobre ele a seguir!

O que é

O espermograma é um exame que tem como objetivo principal analisar a qualidade e quantidade dos espermatozoides do homem, normalmente a fim de investigar a causa da infertilidade de um casal.

Para sua realização é necessário uma amostra do sêmen do homem que normalmente é coletado no próprio laboratório através da masturbação.

O sêmen ejaculado é colocado em um recipiente próprio para realização do exame e em seguida é encaminhado para análise.

Para a realização do exame é necessário que o homem não tenha relações sexuais ou qualquer outra ação que possa provocar a ejaculação de 2 a 5 dias antes do exame, afim de não influenciar na quantidade total de espermatozoides presentes no sêmen.

Além disso, não é recomendado que a masturbação para realização do exame seja feita com auxílio de lubrificante para que este não possa interferir no resultado.

Quando fazer espermograma

O espermograma é solicitado quando o médico especialista que acompanha o casal suspeita de que a dificuldade para engravidar possa estar ligada com a capacidade de produzir espermatozoides em quantidade e qualidade insuficientes para gravidez.

Além disso, o exame poderá ser solicitado quando o homem apresenta algum sinal genético, físico ou ainda imunológico que possa vir a interferir na sua fertilidade.

Sendo assim, você deve fazer o espermograma somente quando solicitado por um médico que ao analisar a situação do casal, suspeite que a dificuldade de fertilização do casal está ligada à saúde dos testículos e a integridade do epidídimo, analisando-se então a qualidade e quantidade dos espermatozoides produzidos pelo homem.

tubo de ensaio espermograma

Qual o nível normal?

Ao realizar a análise macroscópica entende-se como normal os seguintes aspectos:

  • Volume em mililitros igual ou superior a 1,5 ml;
  • PH da amostragem variando entre 7 e 8,2;
  • Cor e aspecto de coloração esbranquiçada ou levemente acinzentada, com pequenas variações transparentes sendo liquefeitas.
  • Tempo de liquefação igual ou menor há 1 hora.
  • A viscosidade não irá alterar nesta situação, podendo ser normal, aumentada, diminuída ou nula.

Já ao realizar a análise microscópica observam-se os seguintes aspectos:

  • Número de espermatozoides por mililitro de líquido seminal igual ou superior a 15 milhões;
  • Número total de espermatozoides ejaculados igual ou superior a 39 milhões;
  • Concentração de leucócitos considerados saudáveis de 1 a cada 1,6 ml;
  • Concentração de células redondas consideradas saudáveis de 1 a cada 1,6 ml;
  • Número de espermatozoides vivos igual ou superior a 58%;

Outros aspectos poderão ser utilizados a depender da técnica e do tipo de exame exigido pelo médico.

Depois da vasectomia

Após a realização da vasectomia é comum que o médico responsável solicite a realização do espermograma para que possa ser avaliado o funcionamento dos testículos, e efetivação da cirurgia.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *