INSS atrasado: Como quitar? Em até 5 anos em atraso? Mais de 5 anos?

INSS atrasado

Pensar no futuro e até fazer planos para garantir a longevidade com uma vida mais tranquila, deveriam ser as preocupações de todos. Embora muitas pessoas ainda não saibam, contribuir para o sistema da Previdência Social é imprescindível para que você consiga uma vida sem preocupações e ainda tenha direito à aposentadoria em um momento futuro. As contribuições ao INSS devem ser pagas mensalmente, mas o que fazer com o INSS atrasado?

Em muitas empresas, o valor do INSS é descontado diretamente na folha de contra-cheque, contudo o INSS atrasado, é muito comum para os contribuintes individuais e autônomos. Dessa forma, é importante saber todas as regras. Se você se enquadra nesse caso, continue lendo esse artigo e tire todas as suas dúvidas.

INSS atrasado em até 5 anos

Para que você consiga regularizar a sua situação e tem atraso de INSS, é necessário analisar o tempo que as parcelas de contribuição em atraso venceram. Isso significa que é importante verificar se é há mais de 5 anos ou não. Caso não tenha passado mais de 5 anos em atraso, o contribuinte precisa inicialmente acessar o site do Ministério da Previdência Social e gerar uma guia referente aos meses em atraso.

O próprio site tem a capacidade de calcular as parcelas atrasadas, você precisa informar o seu salário atual e os meses atrasados. Além disso, todos os contribuintes que querem pagar o INSS atrasado precisam provar que exerceram algum tipo de atividade nos meses do atraso e qual o motivo que não puderem recolher no prazo.

INSS: O que é?

Se você é daqueles que pensam em um futuro sem preocupações com rotina, dia-a-dia, estresse correria e, principalmente trabalho, você precisa pensar em buscar a sua aposentadoria. Se deseja aposentar-se através da previdência social, é preciso que você contribua com o INSS. E ainda, ao contribuir com o INSS, você garante outros benefícios, como: aposentadoria por invalidez, pensão em caso de morte, auxílio doença, dentre outros.

Dessa forma, é preciso pagar todo mês o INSS.

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *