Mancha branca: O que pode ser? Descubra todos os motivos aqui e saiba como cuidar!

mancha branca

Estar sempre atento à qualquer alteração no nosso corpo é a chave para uma saúde impecável. Manter seu corpo saudável consiste em verificar constantemente suas mudanças e ir ao médico sempre que preciso. Por isso, se você se atentou ao aparecimento de alguma mancha branca, independentemente de onde no corpo, veja nossas dicas e descubra o que pode ser. Fazer o diagnóstico mais cedo pode ser o que vai te livrar de um problema bem maior.

Quer saber as causas das manchas brancas que surgiram em você? Então continue lendo nosso artigo e tire suas dúvidas.

Na unha

As manchas brancas, quando surgem na unha, são conhecidas como leuconíquias. Elas podem significar alguma alteração na formação da unha, bem como podem ser apenas um machucadinho se cicatrizando. A única preocupação que você deve ter nesse caso é se as manchas forem frequentes ou se alastrarem. Isso porque um dos motivos pode ser micose também.

Outros possíveis motivos são:

  • Falta de vitaminas e minerais necessários para a formação das unhas. Entre eles: vitamina B12, zinco, ferro e cálcio. Isso pode ser modificado com uma alimentação mais rica nos componentes.
  • Machucados: como dissemos, feridas deixam manchas brancas, como se fossem uma cicatriz. Prender o dedo na porta ou uma manicure descuidada podem causar isso. Nesse caso, a mancha sai com o tempo e não é necessário preocupação.
  • Variações hormonais: isso só acontece no caso de mulheres. O período da TPM pode ocasionar manchas brancas, portanto, não há desespero. É só esperar passar o período.
  • Doenças como: anemia, psoríase, vitiligo ou tuberculose.
  • Alergia a alguma substância que você entra constantemente em contato nas mãos. Acontece muito com detergentes, sabões ou esmaltes.

Mancha branca no dente

Essas manchas são bem mais incômodas pois afetam algo que está bem no meio do seu rosto e todo mundo verá. Afinal, não é a toa que ouvimos que nosso sorriso é nosso cartão de visita, certo?

As manchas brancas no dente podem ocorrer por motivo hereditário. Nesse caso, pode ser que as manchas surjam ainda nos dentes de leite e tem fatores genéticos. Ou seja, observe se seus pais têm a mesma mancha. Se sim, é isso.

Fluorose: esse outro motivo vem pelo fato da ingestão de flúor em excesso. É mais comum do que imaginamos e acontece quando as crianças comem aquelas pastas de dente com sabor. O flúor da pasta, quando consumido pelos pequenos, altera a formação dos dentes permanentes. Se você nunca teve esse hábito, provavelmente é por causa da ingestão de água fluoretada em excesso.

Perda de mineral: nesse caso a recuperação é possível. Se detectada em uma fase inicial, é só iniciar um tratamento de remineralização.

Acima de todos os motivos, o importante é ir ao dentista pois só ele saberá identificar.

Mancha branca no olho

As manchas no olho são mais sérias, pois podem significar a perda da visão. Portanto, fique atento aos sintomas e vá imediatamente ao médico. Alguns motivos podem ser:

Catarata – ela causa uma perda progressiva da visão e é mais comum em pessoas acima dos 60 anos. É o envelhecimento do cristalino ocular, portanto, se você é novo e está com uma mancha branca, não perca tempo, isso não é normal.

Toxocaríase – nesse caso o parasita Toxocara sp atinge o olho e causa vermelhidão, dor e coceira. Ela causa diminuição da visão e acontece mais comumente em crianças que brincam muito na areia ou terra.

Retinoblastoma – esse é um câncer raro que pode acontecer nos dois olhos e ocorre mais frequentemente em crianças. A doença pode ser identificada com o teste do olhinho direto na maternidade.

0 Compart.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *