Musculação: Emagrece? É perigoso? Saiba os mitos e verdades aqui!

musculação

Atualmente o número de academias e de praticantes de musculação vem aumentando consideravelmente, e por isso é comum cada vez mais vemos pessoas com roupas e acessórios para a prática de atividades físicas nas ruas, e essa prática de exercício físico cada vez maior pode fazer muito bem ao nosso organismo, pois a musculação pode ajudar muito mais do que para apenas definir o corpo.

Você conhece a musculação? Sabe para que serve e seus benefícios? Continue lendo esse artigo e descubra em seguida a resposta dessa e várias outras perguntas sobre a musculação.

O que é musculação?

A musculação é uma atividade física de alta intensidade, porém de curta duração, consiste em trabalhar toda sua musculatura corporal, utilizando para isso pesos e atividades específicas para cada grupo muscular a qual deseja trabalhar.

De modo geral, a maioria das pessoas buscam as academias para a prática da musculação apenas com a finalidade de hipertrofia muscular, definição muscular e perda de peso.

Para cada uma dessas finalidades existem exercícios e uma dieta diferente, mas esses exercícios somente poderão ser prescritos por um profissional de educação física, seja ele um instrutor da academia ou um personal trainer, mas é de extrema importância que você tenha um acompanhamento dele.

Ajuda a emagrecer?

Essa é uma das perguntas mais questionadas nas academias, nos consultórios e até mesmo nas rodas de amigos.

Por muito tempo foi estabelecido que para obter a perda de peso, era necessário a prática de atividades aeróbica, como corrida, spinning, natação e atividades afins, mas pesquisas e entrevistas com profissionais mostram que não é bem assim.

As atividades aeróbicas como as citadas acima são sim as mais recomendadas para a perda de peso efetivamente, mas com o bom uso da musculação seu corpo não ganhará apenas forma, mas condicionamento.

Com um bom condicionamento físico conquistado a partir da musculação, por exemplo, você irá fazer mais atividades aeróbicas na esteira, na piscina, ou na sua corrida e conseguirá chegar ao sonhado peso mais facilmente, por isso é de extrema importância o uso da musculação também para a perda de peso.

Atrapalha o crescimento?

Não! Não há uma regra a ser seguida quanto à idade que se deve começar com a musculação na verdade, mas de fato a musculação não atrapalha no crescimento.

É até mesmo recomendado que a prática da musculação leve tenha início lá pelos 12 anos de idade, pois nessa idade as crianças começam a despertar interesse por algo novo, e desde que acompanhada por um profissional da educação física, a musculação junto à prática de outras atividades seria ideal para suprir essa condição.

Benefícios

Os benefícios da musculação podem ir bem mais além do que a perda de peso, o ganho de condicionamento físico, ou a sonhada modelagem corporal. Veja a seguir alguns dos mais importantes benefícios que a prática da musculação trará.

  • Evita doenças cardiovasculares;
  • Evita a diabetes;
  • Evita a osteoporose;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Beneficia o sistema digestório;
  • Fortalece a coluna e o sistema locomotor de modo geral;
  • Melhora o humor, entre outros.

Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário!

Compart. 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *