Topiramato: Para que serve? Saiba tudo aqui!

topiramato

O Topiramato 100, 50 ou 25 mg, mais conhecido como Topamax em farmácias, é um remédio anticonvulsivo, usado em tratamentos de epilepsia, enxaqueca, obesidade e mais associado ao tratamento da Síndrome de Lennox-Gastau. O remédio atua no organismo diminuindo a atividade das células responsáveis por causar crises epilépticas e crises de enxaqueca.

Para que serve o Topiramato?

Descoberto em 1979 nos laboratórios da Johnson & Johnson, passou ser utilizado e testado para diversos de transtornos psiquiátricos e neurológicos, sendo um remédio recente, ainda está sendo muito estudado por laboratórios do mundo todo.

Por diminuir a fome, estabilizar o humor e facilitar o autocontrole o remédio também ajuda na perda de peso de 50 a 60% dos usuários. Então embora o efeito emagrecedor seja comprovado, não foi possível dizer como ele age no corpo para eliminação de gorduras, então seu uso não é indicado para perda de peso. Os profissionais alertam que o remédio só pode ser usado para perda de peso em casos extremos, como quando o índice de massa corpórea diz que o paciente esta obeso, e ele possui alergias aos medicamentos apresentados para esse fim.

Quais os efeitos?

Os efeitos do Topiramato são vários e podem incluir tontura, sonolência, irritabilidade, fadiga, lentidão de pensamento, perda de peso, diminuição de apetite, visão turva, diminuição de apetite, esses efeitos estão associados à quantidade ingerida do remédio e são mais fortes no inicio, por isso ele é manipulado aos poucos para diminuí-los. O remédio é contra indicado para mulheres grávidas ou em amamentação e para aqueles que possuem alergia a algum componente da fórmula.

Antes de se começar o tratamento com o Topiramato, é bom que se diga se esta grávida, pretendendo engravidar ou amamentando, se possui histórico de alergias ou problemas de saúde. Durante o uso do medicamento se observar a perda de peso, consulte o medico assim que puder. O remédio pode causar alteração na visão, então se deve ter cuidado ao dirigir veículos ou maquinas.

Como usar?

O tratamento deve ser seguido à risca, sem que haja pausas sem o conhecimento do seu medico ou de horários, as doses e o tempo do tratamento devem ser respeitados.

Normalmente a quantidade recomendada de remédio é um comprimido de 25mg, tomado duas vezes ao dia, podendo a quantidade aumentar pouco a pouco, de acordo com o motivo e a indicação médica. A quantidade recomendada e o tempo de tratamento com o remédio devem ser ditos por um médico, por depender da gravidade da doença a se tratar e da resposta de cada usuário.

Os comprimidos devem ser engolidos juntamente com um copo de água, sem que sejam mastigados ou partidos. No caso de superdosagem, o usuário deve se dirigir ao hospital mais próximo levando consigo a bula e a caixa do remédio e no caso de esquecimento, o comprimido deve ser tomado assim que lembrado, mas se já estiver perto do horário da próxima dose, essa pode ser ignorada e se pode tomar apenas a dose seguinte.

Contraindicações

O Topiramato não pode ser usado com conjunto com medicamentos ou substancias sem um medico, como bebidas alcoólicas, anticoncepcionais orais, antidepressivos, calmantes, analgésicos, anti-histamínicos e remédios contra insônia.

0 Compart.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *